Em meados dos anos 80, onde hoje é o conjunto Vila Marinho na Compensa – zona oeste da cidade, existia […]

Quinta Misteriosa: O Lobo Fantasma do Seringal

Em meados dos anos 80, onde hoje é o conjunto Vila Marinho na Compensa – zona oeste da cidade, existia o relato sobre um Lobo Fantasma que vivia no famoso Seringal, que até hoje resiste à ação do homem. Nessa época ainda não haviam muitas casas na área, existia apenas uma Vila dentro do antigo Estaleiro Rio Negro, e também o Estaleiro São João, que até hoje funciona em frente ao Seringal.

Quando o local começou a ser loteado, os primeiros moradores da área relatavam assustados sobre a existência de um cão muito grande que ficou conhecido como Lobo Negro que habitava no Seringal, e que uivava nas noites de lua cheia, fazendo muitos desistirem de comprar um lote naquele local e outros abandonarem suas casas.

Muitos outros relatos afirman que o Lobo era um fantasma, pois às poucas vezes que fora visto fora do Seringal andando pelas ruas de barro da época, era visto atravessavando as paredes das casas ainda em construção como um espírito. Um dos primeiros moradores que teve contato direto com a criatura, conta que certa vez havia decidido passar a noite na sua casa que ainda estava em construção, mas que já estava com as portas e janelas prontas faltando apenas o acabamento, e ao sair para fumar um cigarro, foi surpreendido pela fera que apareceu bem na sua fentre mostrando suas enormes presas e olhos vermelhos como sangue.

O morador correu para sua casa e trancou a porta, mas ao olhar para frente viu que o Lobo já estava dentro da casa, e quando a fera o atacou, ela simplesmente atravessou pelo seu corpo e pela parede da construção desaparecendo.O homem disse que desmaiou na mesma hora e só foi despertado na manhã seguinte pelo barulho dos pedreiros que chegavam para finalizar a obra.

Com o aumento das casas e da urbanização da área, o Lobo nunca mais fora visto, já o Seringal existe até hoje, apesar das várias tentativas de construtoras e outros poderes públicos que tentaram o derrubar para construção de prédios, vilas e outros negócios.

Dizem os mais antigos da época, que o Lobo era o espírito protetor do Seringal.

Sid Sheldowt é escritor, poeta e compositor amazonense

Deixe um comentário