Stan Lee 95 anos – quadrinista criador de heróis da Marvel Roteirista e editor da Marvel Comics, ele se tornou […]

Retrospectiva 2018: Relembre 30 ícones e celebridades culturais que nos deixaram este ano

Stan Lee

95 anos – quadrinista criador de heróis da Marvel

Roteirista e editor da Marvel Comics, ele se tornou um dos nomes mais importantes das HQs em todos os tempos ao criar super-heróis como Homem-Aranha, Thor, Hulk, X-Men, Pantera Negra, Homem de Ferro, Doutor Estranho e Demolidor.

Stephen Hawking

76 anos – físico britânico

Além de ser um dos cientistas mais conhecidos no mundo ao abordar temas como a natureza da gravidade e a origem do universo, Hawking era exemplo de determinação por resistir por muitos anos à esclerose lateral amiotrófica.

Dona Ivone Lara

96 anos – cantora

Conhecida como a ‘Grande Dama do Samba’, ela nasceu em família de amantes da música popular e enfrentou o preconceito por ser mulher e sambista. Seu maior sucesso é ‘Sonho meu’, música que estourou nas paradas com Maria Bethânia e Gal Costa.

Aretha Franklin

76 anos – cantora

Conhecida como ‘Rainha do Soul’, saiu dos corais da igreja para as pistas de dança e se tornou uma das maiores divas do século 20. Voz de inúmeros hits, como ‘Respect’, ganhou 18 prêmios Grammy e foi a primeira mulher a entrar no Hall da Fama do Rock and Roll.

Philip Roth

85 anos – escritor americano

Ícone da literatura do século 20, era um dos grandes autores das últimas décdas. Lançou mais de 30 livros, como ‘Complexo de Portnoy’, ‘Pastoral americana’, ‘Casei com um comunista’, ‘Teatro de Sabath’ e ‘A marca humana’. Conquistou praticamente todos os prêmios literários relevantes, mas nunca levou o Nobel, para o qual foi considerado favorito em diversas ocasiões.

Kofi Annan

80 anos – ex-secretário geral da ONU e ganhador do Nobel da Paz

Ganense, foi o primeiro negro a assumir o cargo de chefe da ONU, onde ficou por dois mandatos, de 1997 a 2006. Em 2007, criou a Fundação Kofi Annan, onde mobilizou a vontade política para superar as ameaças à paz, ao desenvolvimento e aos direitos humanos.

Maria Esther Bueno

78 anos – tenista

Considerada uma das mais importantes tenistas da história do esporte, venceu quatro vezes o US Open no torneio de simples e mais quatro vezes em duplas. Foi ainda vice-campeã de Roland Garros e do Aberto da Austrália em simples e campeã em duplas. Ganhou ainda a medalha de ouro dos Jogos Pan-Americanos de 1963, disputados em São Paulo.

Beatriz Segall

92 anos – atriz

A atriz teve uma carreira de mais de 70 anos dedicada aos palcos e à TV. Em 1988, ela viveu o papel que a eternizou na teledramaturgia brasileira, a personagem Odete Roitman na novela ‘Vale Tudo’. Após 192 capítulos, a vilã interpretada pela atriz carioca morria com três tiros e fazia o país inteiro se perguntar: ‘Quem matou Odete Roitman?’.

Dolores O’Riordan

46 anos – cantora da banda Cranberries

Vocalista do grupo irlandês que vendeu mais de 40 milhões de discos, Dolores era conhecida pela voz intensa e emotiva. Ficou conhecida por hits dos anos 1990 como ‘Zombie’, ‘Linger’, ‘Dreams’, ‘Ode to my family’ e ‘Salvation’. Ela morreu afogada numa banheira após intoxicação alcoólica.

Mr. Catra

49 anos – cantor de funk

Mr. Catra começou sua trajetória na música em uma banda de rock, mas ficou conhecido mesmo no funk. Um dos principais hits do cantor é ‘Uh Papai Chegou’. Nos anos 2000, Catra começou a fazer paródias de algumas músicas. ‘Adultério’, um de seus grandes sucessos, é uma versão de ‘Tédio’, do Biquini Cavadão.

Carlos Heitor Cony

91 anos – jornalista e escritor

Com uma longa carreira e atuação nos principais jornais e revistas do país ao longo das últimas décadas, Cony era considerado um dos maiores escritores brasileiros. Membro da Academia Brasileira de Letras, ganhou os principais prêmios literários do país. Era autor de 17 romances, dentre eles ‘Pilatos’ e ‘Quase memória’.

Angela Maria

89 anos – cantora

Apelidada de ‘Sapoti’ por Getúlio Vargas, a cantora emplacou vários sucessos durante a década de 1950, como ‘Fósforo queimado’, ‘Vida de bailarina’, ‘Orgulho’, ‘Ave Maria no morro’ e ‘Lábios de mel’. Lançou o CD ‘Amigos’, com a participação de vários artistas como Roberto Carlos, Maria Bethânia, Caetano Veloso e Chico Buarque. O trabalhou vendeu mais de 500 mil cópias.

Winnie Mandela

81 anos – militante sul-africana contra o apartheid e ex-mulher de Nelson Mandela

Winnie se casou com Nelson Mandela em 1958, seis anos antes de ele ser condenado à prisão perpétua. Durante os 27 anos de prisão de Mandela, Winnie continuou a lutar contra o apartheid, passando por prisões e confinamentos. O casal se separou dois anos após Mandela se tornar presidente.

Agildo Ribeiro

86 anos – ator e humorista

Um dos mais conhecidos comediantes brasileiros, ele teve trajetória de sucesso no teatro, na TV e no cinema. Participou da inauguração da TV Globo e ficou famoso por inúmeros personagens. Seu rosto se tornou símbolo do humor no país

Mort Walker

94 anos – quadrinista criador do Recruta Zero

Quadrinista, Walker foi responsável pela criação do personagem ‘Recruta Zero’. A tirinha do recruta preguiçoso foi publicada diariamente durante 68 anos por Walker em mais de 50 países, incluindo o Brasil. Os filhos de Mort, Brian e Greg, que o auxiliavam na produção das tiras, irão continuar o trabalho do pai. Walker morreu em sua casa, de pneumonia.

Zibia Gasparetto

92 anos – escritora espírita

Natural de Campinas, Zibia ficou conhecida na literatura espírita. Ela se dedicou ao espiritismo por 68 anos e tem 58 obras publicadas, com mais de 18 milhões de exemplares vendidos. Durante sua carreira, a escritora também ganhou notoriedade como médium. Entre as principais obras estão ‘O amor venceu’, ‘Eles continuam entre nós’ e ‘A vida sabe o que faz’.

Ed King

68 anos – músico americano ex- Lynyrd Skynyrd

Guitarrista, foi um dos compositores de ‘Sweet home Alabama’, hit da banda que, junto com o Allman Brothers, transformou-se em representante máximo do rock do sul dos EUA.

Eloísa Mafalda

93 anos – atriz

A atriz interpretou papéis marcantes na TV Globo, como a Dona Nenê da primeira versão da série ‘A Grande Família’, de 1975, e a Dona Mariana na primeira versão da novela ‘Paraíso’. Em seu currículo, a atriz tem ainda dezenas de novelas, incluindo ‘Mulheres de areia’, ‘Pedra sobre Pedra’, ‘Saramandaia’, entre outras.

Carlos Eduardo Miranda

56 anos – produtor musical

O gaúcho criou selos musicais que revelaram artistas de fora do eixo Rio-SP, como Skank e Raimundos. Também trabalhou com Titãs, O Rappa, Gaby Amarantos e teve participação importante no Mangue Beat ao lançar o Mundo Livre S/A. Foi jurado dos realities ‘Ídolos’, ‘Astros’ e ‘Qual é seu talento’.

Verne Troyer

49 anos – ator que fez o Mini-Me de ‘Austin Powers’

Ator de 81 cm de altura começou a carreira em 1994 e se destacou por filmes como ‘Homens de Preto’ e ‘Harry Potter’.

Oswaldo Loureiro

85 anos – ator e diretor

Atuou em mais de 140 peças, 33 filmes e mais de 20 novelas na Globo. Entre os destaques, stão ‘Sangue e areia’, ‘Véu de noiva’, ‘Roque Santeiro’ e ‘Que rei sou eu?’. Como diretor, trabalhou em ‘O Bem-Amado’ e ‘Os Trapalhões’.

Gil Gomes

78 anos – jornalista e radialista

Dono de uma voz potente, começou a carreira jornalística aos 18 anos, em uma rádio, como locutor esportivo. Lá, deixou a crônica esportiva para cobrir reportagens de temas variados. Aprimorou a narrativa que o marcou na crônica policial brasileira e, nos anos 90, integrou a equipe do popular ‘Aqui Agora’, do SBT.

Jill Janus

43 anos – vocalista da banda Huntress

Lider da banda de metal, ela sofria de doenças mentais havia anos e cometeu suicídio.

Sérgio Knust

52 anos – guitarrista da banda Yahoo

Knust foi guitarrista durante 15 anos na banda Yahoo, que ficou conhecida durante os anos 1980. Ele morreu em acidente de carro no Rio de Janeiro.

Richard ‘The Old Man’ Harrison

77 anos – empresário e astro do reality show ‘Trato feito’

Ele estrelava o programa ‘Trato feito’, exibido pelo canal History Channel, que retratava uma loja de penhores.

Stefán Karl Stefánsson

43 anos – ator e comediante islandês

Ficou famoso por interpretar o vilão Robbie Rotten na série infantil ‘Lazy Town’. Ele lutava contra um câncer havia 2 anos.

Roger Avanzi

96 anos – ator do personagem ‘Palhaço Picolino’

Roger Avanzi fez de tudo no circo: foi acrobata, equilibrista, jóquei, músico, cantor, ator e, por fim, palhaço, o Picolino II, já que o pai deu vida ao primeiro Picolino. Avanzi morreu de falência múltipla dos órgãos no dia em que é comemorado o Dia do Palhaço, 10 de dezembro.

Stephen Hillenburg

57 anos – criador do desenho ‘Bob Esponja’

Antes de se tornar animador, ele foi professor de biologia marinha. Veio dali a inspiração para seu famoso personagem, que estreou em 1999. Até hoje, quase 250 episódios já foram exibidos. A série já foi traduzida para mais de 60 idiomas e é uma das mais bem sucedidas das últimas décadas.

Vinnie Paul

54 anos – baterista da banda de metal Pantera

Paul foi um dos fundadores da banda de heavy metal Pantera no início dos anos 1980, junto com seu irmão Darrell ‘Dimebag’ Abbott e vocalista Terry Glaze. A banda influenciou os anos 90 com uma mudança no som, que se tornou mais pesado e agressivo, em especial com dois álbuns ‘Cowboys from hell’ (1990) e ‘Vulgar display of power’ (1992).

Pete Shelley

63 anos – cantor e guitarrista na banda de punk rock Buzzcocks

Vocalista, guitarrista e líder do Buzzcocks, Shelley fundou a banda ao lado de Howard Devoto em 1976. Ele esteve à frente de uma das bandas que influenciou o punk rock e trouxe um som mais polido, que influenciou diversos grupos que viriam depois, como Nirvana e Teenage Fanclub.

 

Fonte: G1

Deixe um comentário