Conecte-se conosco

Saúde e Bem Estar

São Paulo pode chegar a 720 mil casos de covid-19 até 15 de agosto

Avatar

Publicado

em

Teste rápido de covid-19 - Foto: © Divulgação/Governo de SP

O Centro de Contingência do Coronavírus em São Paulo estima que, até o dia 15 de agosto, o estado tenha entre 620 mil e 720 mil casos confirmados de covid-19.

Até essa mesma data, o centro acredita que o novo coronavírus possa ter tirado a vida de 26 mil a 31 mil pessoas.

O estado de São Paulo contabiliza, até hoje (3), 560.218 casos confirmados do novo coronavírus, com 23.365 mortes.

Novo coordenador

O governador de São Paulo, João Doria, anunciou nesta segunda-feira (3) o médico nefrologista e diretor do Hospital do Rim, José Medina, como novo coordenador do Centro de Contingência do Coronavírus. Ele substituirá Paulo Menezes.

O cargo de coordenador do centro geralmente é ocupado pelo período de 15 dias. O Centro de Contingência é formado por médicos e especialistas da área da saúde e discute e orienta as ações do governo paulista com relação ao novo coronavírus.

*Fonte: Agência Brasil

Continue lendo
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde e Bem Estar

Ministério da Saúde retira covid-19 da lista de doenças de trabalho

Avatar

Publicado

em

Por

Foto: Marcos Corrêa/PR

Diário Oficial da União desta quarta-feira (2) traz a revogação de uma portaria do Ministério da Saúde, publicada ontem, que incluía a covid-19 na lista de enfermidades relacionadas ao trabalho. A norma fazia parte da atualização da Lista de Doenças Relacionadas ao Trabalho (LDRT). A última versão é de setembro de 2017. Com o recuo do governo, todas as medidas ficam sem efeito.

A medida revogada pelo ministro interino da Saúde, general Eduardo Pazuello, facilitaria que trabalhadores de setores essenciais, afastados das atividades por mais de 15 dias em razão do novo coronavírus, pudessem ter acesso a benefícios como auxílio-doença.

No mês passado, o Supremo Tribunal Federal reconheceu que a contaminação pela covid-19 em ambiente de trabalho configura como doença ocupacional, podendo assim ser considerada acidente de trabalho.  Na prática, o entendimento possibilita que esses trabalhadores tenham acesso a benefícios por meio do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS).

Procurada pela Agência Brasil, até o fechamento dessa reportagem, a assessoria do Ministério da Saúde não justificou a medida.

 

*Fonte: Agência Brasil

Continue lendo

Saúde e Bem Estar

“A mulher do dedo podre”. Mas por que se erra tanto?

Avatar

Publicado

em

 A expressão “dedo podre”, que se popularizou nos últimos anos, se refere àquelas pessoas que repetidamente se envolvem em relacionamentos marcados pelo sofrimento. As vezes eles se estendem por vários anos – até a vida toda –, ou terminam deixando marcas de dor difíceis de serem superadas.  É lugar comum acreditar que a raiz do problema é “não saber escolher um parceiro”, mas uma análise mais cuidadosa mostra que esta é apenas uma das razões para tanto “azar” no amor.

Muita gente confessa que não acerta com ninguém. Bom, isso não é só para mulheres, mas com homens também. Mas como elas são a maioria, vou escrever especificamente para as mulheres do “dedo podre”.

A prática clínica tem me revelado que variáveis como baixa autoconfiança, baixa autoestima, crenças equivocadas sobre o relacionamento e sobre o outro, apego emocional excessivamente intenso pelo pai ou pela mãe, e também influenciam bastante no problema. A escolha de perfis “problemáticos”, muitas vezes, é apenas uma consequência das outras condições. Mas isso pode mudar? Sem dúvida, uma psicoterapia ou uma Programação Neurolinguística (PNL).

A pessoa do “dedo podre” entra em questão. Muitas características de personalidade costumam aparecer acompanhadas de outras. Para citar alguns exemplos, o cara cafajeste costuma ser bom de sexo; a mulher ciumenta costuma ser atenciosa; o cara agressivo costuma transparecer segurança e assim por diante. As características ditas “boas” – bom de sexo, atenção, segurança – atraem, mas são apenas parte do pacote que traz também aquelas características ruins, que fazem sofrer. Novamente, a única forma de prevenir é dando tempo ao tempo e buscando conhecer bastante do parceiro antes de “se jogar” na relação. Tenho ouvido muito de pacientes me dizerem que não conseguem acertar e não sabem o porquê disso. Deixa eu lhe dizer algo de suma importância… Você sabia que sou corpo diz tudo a seu respeito? Isso mesmo, o nosso corpo é modelado conforme o sofrimento da criança.

A Dra. em psicologia  Vanessa Cesnik, uma das fundadora do “corpo explica”, nos diz…

Que as pessoas que mais sofrem desse tipo situação de sofrimento, dentro dos cinco traços de caracteres é o RÍGIDO, que se forma  aos cinco anos de idade. Ela afirma que nessa idade a criança começa observar que tudo na vida tem par, e a criança como a si perguntar: cadê o meu par, e começa a desenvolver o que Freud falou sobre a síndrome de Édipo onde o menino se apaixona pela mãe e de Elétrica, onde a menina se apaixona pelo pai. Só que tanta a mãe quanto pai já estão em um relacionamento, e então forma-se um triângulo edípico. Então essa criança começa a sentir a dor da traição, se sente exclusa ao ver os pais juntos.

Mas enfim, o que a psicanálise vai falar do inconsciente?

Existe o laço criado no papai ou na mamãe, e esses relacionamentos seus diz respeito a você mesma que se autossabota para que possa voltar pra casa, o lugar de onde nunca deveria ter saído, e isso está guardadinho em seu consciente. Na realidade você saiu de casa na esperança de voltar pra casa. Para quebrar esse paradigma você precisa parar de se sentir a princesinha do papai ou o príncipe da mamãe e começar a viver a sua vida em busca do seu futuro. Eu trouxe esse caráter rígido, nome científico dado pelo “o corpo explica”. Lógico tem que avaliar de todos os ângulos, pais separados, filhos criados sem os pais por perto, crianças criadas órfãs. E portanto, precisa ser analisada por um profissional.

Algumas pessoas vão dizer, eu tenho dedo podre, mas não sou a princesinha do papai e nem príncipe da mamãe, mas isso de fato pode acontecer, mas tudo está ligado ao seu inconsciente, tem coisas lá que precisam ser resolvidas.

Para Reich seu corpo é a parte visível da sua mente, então depois de analisada a pessoa descobre como e porque a mente dela funciona de determinada forma mediante aos problemas!

Quando você não consegue viver algo, você está vivendo um movimento bloqueado, pois seu sistema nervoso se manifesta com as configurações básicas que ele tem! É assim com todo mundo! Não é porque você não lembra que não está dentro de você…

Nós temos cinco sensações básicas:

  1. Rejeição
  2. Abandono
  3. Manipulação
  4. Humilhação
  5. Traição

A maneira como cada um percebe uma situação varia de acordo com a configuração básica do seu sistema nervoso.

Quando alguém não consegue fazer o que precisa ser feito, ou não consegue parar de fazer aquilo que o está prejudicando, é por medo de uma das cinco sensações básicas.

E o corpo de cada pessoa é o reflexo visível da sua mente.

Vou falar um pouco sobre cada traço de caráter,  a nomenclatura é fiel  à literatura científica, então, não se assuste com os nomes abaixo! Não estou falando de nenhum distúrbio e nenhuma patologia.

Todos os traços de caráter são formados por dor e não podemos colocar peso nenhum nas outras pessoas, até porque a dor que molda os traços de caráter também dá os recursos e as habilidades que fazem a diferença para cada um.

Essa é a parte mais bonita da análise feita por mim, porque a abordagem é muito voltada para o recurso de cada traço de caráter! Bom, não vou me ater a falar desses traços, mas outra hora falo dos 5 traços de caráter. Pense bem, o teu sofrimento de hoje tem início no teu passado.

Edicão de texto: Narel Desiree

Elias Moura, psicanalista, logoterapeuta e teólogo

Atendo à rua Pará, 161, Vieralves (Nssa. Sra.  das Graças)

Telefones: 92 91672558 (whatsapp), 982598730

Atendimento: presencial e online. Marque sua consulta

Continue lendo

Cidades

Atendimento para tratamento de fumantes será retomado em Manaus

Avatar

Publicado

em

Por

Foto: Banco Mundial / ONU

A partir desta sexta-feira (28), os atendimentos em ambulatórios destinados a tratamento de fumantes serão retomados em Manaus. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), os atendimentos serão realizados em seis ambulatórios gradativamente. A ação faz parte da segunda fase da campanha de conscientização acerca dos riscos do tabagismo, que teve início nesta segunda-feira (24). A campanha faz um alerta sobre o excesso do consumo do tabaco durante a pandemia do novo coronavírus.

Conforme informações Semsa, a ação “Coronavírus: mais um motivo para você parar de fumar” faz alusão ao Dia Nacional de Combate ao Fumo, celebrado no dia 29, e faz parte da campanha nacional “Tabagismo e Coronavírus”.

Em Manaus, além da retomada gradual das atividades de seis ambulatórios de tratamento de fumantes da rede municipal, haverá a inauguração do ambulatório na Unidade Básica de Saúde (UBS) Luiz Montenegro, localizada no bairro Nossa Senhora das Graças, zona Centro-Sul.

A gerente de Promoção da Saúde (GPros) da Semsa, Francinara da Silva Lima, explica que a campanha busca alertar a população sobre como o uso de produtos fumígenos pode ser um dos fatores de risco para transmissão e desenvolvimento de formas mais graves do vírus, principalmente no momento de retorno gradual das atividades cotidianas.

“O fumante se torna mais vulnerável a desenvolver complicações graves caso seja infectado pelo vírus, devido a capacidade do tabaco de provocar diferentes tipos de inflamação e prejudicar os mecanismos de defesa do organismo”, disse.

Com a inauguração do novo ambulatório a equipe profissional irá procurar fumantes da localidade que desejam parar de fumar, para que eles comecem o tratamento nos ambulatórios especializados.

A gerente destacou, ainda, que apenas 3% dos fumantes conseguem abandonar o uso do tabaco sem ajuda profissional, enquanto os Ambulatórios de Tratamento de Fumantes em Manaus atingem um índice médio de 50% de interrupção do uso do tabaco entre os participantes.

Ainda de acordo com a Semsa, quando o fumante que deseja parar de fumar, procura ajuda profissional, o índice de abandono do tabaco é de 20% a 30%, pois dentro dos ambulatórios ele recebe uma abordagem cognitiva comportamental.

“A abordagem permite que ele entenda como funciona cada passo do tratamento e mecanismos de como lidar com cada um deles”, acrescenta.

*Fonte: G1 Amazonas

Continue lendo

Facebook

Propaganda
Propaganda
Propaganda

Mais Lidas

Copyright © 2020 Portal do Minuto. Todos Direitos Reservados. Portal - Manaus