Amazônia
Simpósio Internacional de Meio Ambiente reúne 1.800 pessoas em Manaus

Na semana em que completa 69 anos, o Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) realiza o 2º Simpósio Internacional sobre Gestão Ambiental e Controle de Contas Públicas, que reunirá autoridades e especialistas do mundo todo para debater o papel dos órgãos de controle na proteção ambiental.
O evento será realizado no período de 17 a 19 de outubro e reunirá 1.800 pessoas no Centro de Convenções Vasco Vasques. Serão mais de 20 palestrantes, entre representantes da Universidade Tsinghua, da China, autoridades do controle externo de Moçambique e o ambientalista e biólogo norte-americano Thomas Lovejoy, considerado o “pai da biodiversidade” e estudioso da Amazônia há mais de 50 anos, além de vários ministros.
As discussões girarão em torno de sete eixos, que incluem redução do desmatamento, conservação ambiental, áreas protegidas e controle ambiental. Ao término das discussões será elaborada a Carta da Amazônia – documento que compilará o resultado dos debates e propostas para ações voltadas à preservação do meio ambiente.
SERVIÇO:
O QUÊ: 2º Simpósio Internacional sobre Gestão Ambiental e Controle de Contas Públicas
QUANDO: 17 a 19 de outubro
ABERTURA: dia 17, às 18h30
ONDE: Centro de Convenções Vasco Vasques
Amazonas
Festival em barco de luxo é flagrado com mais de 60 turistas no rio Amazonas, em Manaus

Um festival realizado dentro de uma embarcação de luxo foi flagrado pela polícia, na noite desta terça-feira (6), no rio Amazonas, nas proximidades de Manaus (AM). Mais de 60 turistas, entre estrangeiros e visitantes de outros estados brasileiros, foram presos em flagrante.
A Polícia Civil informou que recebeu denúncias sobre o evento por meio de publicações nas redes sociais. Equipes da Departamento de Repressão ao Crime Organizado (DRCO) foram acionadas ao local onde o barco estava ancorado.
Conforme decreto estadual, segue proibida, desde janeiro, a realização de reuniões comemorativas, tanto em espaços públicos quanto privados. A medida visa impedir um novo surto de Covid, que provocou a segunda onda da doença no Amazonas entre janeiro e fevereiro.
Até esta terça-feira, mais de 12,1 mil pessoas morreram com Covid no Amazonas.
O festival, intitulado ‘Amazon Imersion’, começou na sexta-feira (2) e deveria ser encerrado nesta terça. Ele prometia uma imersão na floresta amazônica, com roteiros culturais e festas.
O evento exigia que os participantes apresentassem testes RT-PCR de Covid, feito em até 72h antes do embarque. Os valores para o festival eram cobrados em dólar, de U$ 1.100 (R$ 6.149) até U$ 2.100 (R$ 11.739).
Fonte: G1
Amazonas
Boca do Acre, no AM, decreta situação de calamidade pública

A Prefeitura da cidade de Boca do Acre, no Amazonas, decretou na terça-feira (23) situação de calamidade pública em razão da cheia dos rios Acre e Purus. A inundação já compromete o atendimento em unidades de saúde e atividades escolares. São mais de 6 mil pessoas afetadas.
Amazônia
Rio Branco decreta situação de emergência devido à cheia do Rio Acre

A cheia do Rio Acre já prejudica ao menos 13,7 mil pessoas em Rio Branco (AC). Cerca de 200 pessoas tiveram que ser levadas para abrigos provisórios. O transbordamento do rio – o segundo registrado este mês – já atingiu pelo menos 2,9 mil residências de 24 bairros da capital, agravando a crise sanitária decorrente da pandemia do novo coronavírus (covid-19) e o surto de dengue que a cidade já vinha enfrentando.
Ontem (16) à noite, o prefeito Tião Bocalom decretou situação de emergência. O decreto permite ao Poder Público agilizar a aquisição de produtos e serviços necessários ao atendimento às populações afetadas, permitindo à prefeitura contratar serviços temporários e efetuar compras consideradas essenciais sem precisar de licitação. Além disso, o reconhecimento da gravidade da situação possibilita aos gestores municipais pedir recursos emergenciais aos governos estaduais e federal para ações de assistência e de restabelecimento e manutenção de serviços essenciais.
Até a noite desta terça-feira, ao menos 24 bairros de Rio Branco já tinham sido afetados pela cheia do rio. Segundo o coordenador da Defesa Civil, Cláudio Falcão, ao menos 2.740 residências foram atingidas. “É uma situação grave que justifica a decretação de situação de emergência pela inundação do Rio Acre”.
A prefeitura montou “módulos habitacionais” provisórios dentro do Parque de Exposições Wildy Viana, onde algumas famílias desabrigadas começaram a ser instaladas ontem à tarde.
Conforme o Boletim de Alerta Hidrológico da Bacia do Rio Acre, do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), no fim da tarde de ontem o nível do Rio Acre atingiu, às 18h, 1,74 metros acima da cota de transbordamento do curso d´água, que é de 14 metros – o alerta de risco de transbordamento é disparado quando a água chega a 13,50 metros.
O boletim da CPRM aponta para uma redução gradual do volume d´água no Rio Acre a partir de hoje (17).
Emergência
O governador do Acre, Gladson Cameli, a também declarou situação de emergência em áreas afetadas por inundações e enxurradas em Rio Branco e em mais nove cidades acrianas (Cruzeiro do Sul; Feijó; Jordão; Mâncio Lima; Porto Walter; Rodrigues Alves; Santa Rosa do Purus; Sena Madureira e Tarauacá).
Também por decreto, o governo estadual criou um gabinete de crise para integrar os esforços de diversas secretarias e órgãos de governo para atender não só às pessoas prejudicadas pelas enchentes e enxurradas, mas também pela covid-19 e pela dengue.
*Por Alex Rodrigues / Agência Brasil
*Edição: Fernando Fraga
-
Destaque6 dias atrás
Filho mata pai a facadas após discussão por corte de cabelo
-
Amazonas4 dias atrás
Após assalto, cinegrafista persegue ladrões em moto e é baleado em Manaus
-
Amazonas4 dias atrás
Mototaxista é preso suspeito de estuprar adolescente durante corrida em Manaus
-
Amazonas4 dias atrás
Vereador Capitão Carpê solicita que o cartão “Nossa Merenda” seja definitivo para os alunos da rede municipal
-
Amazonas4 dias atrás
MPF processa ex-ministro Pazuello e secretário de Saúde do AM por responsabilidade na crise de oxigênio
-
Amazonas3 dias atrás
Omar propõe à Comissão de Segurança Pública da Câmara Municipal a realização de audiências públicas itinerantes