Ciência e Tecnologia
Sonda Curiosity faz imagens surpreendentes do pôr do sol em marte; as fotos foram divulgadas pela Nasa

Através da sonda Curiosity, a agência espacial americana conseguiu fazer imagens impressionantes do pôr do sol em Marte. As imagens revelam um fenômeno belíssimo, como costumam dizer: “de tirar o fôlego”. A imagem mostra o sol se escondendo em uma área mais alta na superfície do planeta vermelho, da qual foi descoberta pelo usuário da rede social Reddit, ‘Pluto_and_Charon’.
Conforme a explicação de um porta-voz da Nasa ao site IFLScience, a fotografia foi feita ao entardecer de Marte, na direção oeste-noroeste. A qualidade da imagem não foi por acaso – a agência espacial confirma que ela foi planejada em detalhes.
Algo curioso e interessante de notar na imagem é que o pôr do sol em Marte é o oposto ao da Terra. No nosso planeta, o céu durante o dia é azul e ao anoitecer fica vermelho, conforme a luz do sol vai passando pela atmosfera e refletindo mais o final vermelho do espectro do astro.
Já em Marte, acontece o oposto. O céu durante o dia é vermelho e durante a noite fica azulado. Isso acontece porque a poeira é responsável por refletir a luz por lá, ao contrário do nosso planeta, onde a luz do sol é refletida nos gases da atmosfera.

Foto: Nasa
A sonda Curiosity conseguiu tirar essa foto com um dispositivo Mastcam (instrumento de imagem estereoscópica multiespectral) que fica ao lado esquerdo. Essa é uma das quatro câmeras na sonda, que costuma fazer imagens da superfície de Marte e de outros objetos espaciais de interesse científico.
A Curiosity está em Marte desde agosto de 2012 e, desde então, vem trazendo informações sobre o planeta vermelho para a Nasa.
*Com informações da fonte: Portal G1
Amazonas
Ministro Pazuello informou que até 1,5 mil pacientes devem ser transferidos do Amazonas

O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, afirmou nesta terça-feira, em Manaus, que o governo deve remover 1,5 mil pacientes com Covid-19 do Amazonas para outros estados para receber tratamento médico. O número é seis vezes maior do que o objetivo inicial, que era transferir 235 pessoas.
Ao lado do governador do Amazonas Wilson Lima, ele fez um pronunciamento durante a inauguração do hospital de campanha, que vai funcionar no complexo Nilton Lins. Desde que chegou a Manaus, na noite de sábado (23), o ministro não tinha cumprido nenhuma agenda pública e, após o evento desta terça, foi embora sem responder perguntas dos jornalistas. De acordo com o Ministério da Saúde, ele ficará no estado do Amazonas pelo “tempo que for necessário”.
Amazonas
Governadores acertam cota extra da vacina para o Amazonas

Governadores de pelo menos 22 estados acertaram na noite da quinta-feira (21) o repasse para o Amazonas de uma cota extra das vacinas que devem receber nos próximos dias.
Nesta sexta-feira (22), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) deve liberar o uso emergencial de mais 4,8 milhões de doses da Coronavac, e 2 milhões de doses da vacina da Astrazeneca devem chegar ao país.
O governador do Piauí, Wellington Dias (PT), participou da reunião de um grupo de trabalho que discute o colapso do sistema de saúde em Manaus e defendeu junto aos governadores, por meio do grupo no WhatsApp, que o Amazonas receba uma parte maior dessas novas doses, devido à “transmissibilidade alta” de casos e à gravidade da situação.
A proposta, segundo Dias explicou ao blog, é que o Amazonas fique com 5% do total de novas doses e os demais estados façam o rateio proporcional do restante.
Fonte: G1
Brasil
Incêndio atinge prédio do Instituto Serum, fabricante de vacinas contra Covid-19 na Índia

Um incêndio atingiu um edifício do Instituto Serum, a empresa da Índia que produz vacinas com tecnologia da AstraZeneca e da Universidade de Oxford, nesta quinta-feira (21), na cidade de Pune. Pelo menos cinco pessoas morreram.
Cinco pessoas morreram no incêndio, segundo o “Times of India”. O prefeito da cidade de Pune, Murlidhar Mohol, disse que os mortos são provavelmente trabalhadores de construção civil que estavam no prédio.
O diretor-executivo da empresa, Adar Poonawalla, confirmou que houve mortes.
A empresa também vai começar a produzir as vacinas desenvolvidas pela empresa norte-americana Novavax.
Poonawalla afirmou que a unidade que pegou fogo produz vacinas para o rotavírus. Ele estima que a perda nessa linha de produção será de até 40% do volume de doses.
O Instituto Serum é o maior fabricante de vacinas do planeta. Lá são produzidas 1,5 bilhão de doses para várias doenças, de poliomielite a caxumba. A estimativa é que seis em cada dez crianças no mundo recebam pelo menos uma vacina fabricada pela empresa indiana.
Nesta semana, a Índia começou a exportar as vacinas produzidas pelo Instituto Serum para seis países, mas não para o Brasil.
Fonte: G1
-
Brasil3 anos atrás
Pai é suspeito de manter o próprio filho em porão da casa por 17 anos
-
Polícia12 meses atrás
Garota de programa é fuzilada com nove tiros e tem bico dos seios arrancados
-
Destaque2 anos atrás
Motociclista que levou tiro nas costas durante briga de trânsito pode ficar paraplégico, diz delegado
-
Charges2 anos atrás
Saúde pública
-
Brasil1 ano atrás
Homem é flagrado abusando de criança em elevador de shopping
-
Destaque2 anos atrás
Jovem é presa após torturar e lamber o sangue da amante do namorado, em Alagoas
-
Brasil2 anos atrás
Menino de 11 anos posta fotos no Facebook comemorando gravidez da namorada
-
Destaque1 ano atrás
Suspeito de matar garota de programa é preso em Manaus, diz polícia