Conecte-se conosco

Ciência e Tecnologia

Sonda solar Parker é lançada com sucesso

Publicado

em

Parker

Após adiar a operação por 24h, a Nasa (Agência Espacial Norte-americana) lançou na madrugada deste domingo (12) a sonda espacial Parker Solar Probe em direção ao sol.    A decolagem do foguete Delta-IV Heavy, que carregava dispositivo, aconteceu às 3h31 (horário local) da plataforma de Cabo Canaveral, no estado norte-americano da Flórida.

Pouco menos de uma hora após o lançamento, a Nasa confirmou que a espaçonave havia se separado com sucesso e que a sonda havia sido liberada no espaço. A operação ocorre um dia depois de uma tentativa fracassada, quando um alarme de última hora fez a agência perder sua janela de tempo de 65 minutos

Após sete anos de missão, Parker Solar Probe será o veículo que chegará mais próximo do sol, uma distância de 6 milhões de quilômetros, com o objetivo de mergulhar diretamente na atmosfera externa da coroa solar, onde as temperaturas atingem picos de 1377º C.

Os dados do veículo prometem desvendar mistérios de longa data sobre o comportamento do Sol que vão ajudar a detalhar o que acelera o vento solar e as partículas energéticas. A operação vai durar cerca de três meses.

Parker

a Nasa lançou neste domingo a sonda Parker Solar Probe em direção ao sol

Esta é a primeira nave espacial a receber o nome de uma pessoa viva – o astrofísico Eugene Parker, de 91 anos, que descreveu pela primeira vez o vento solar em 1958.

Continue lendo
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ciência e Tecnologia

Crimes pela internet aumentam 198,7% em Manaus, diz polícia

Publicado

em

Por

A Policia Civil registrou um aumento de quase 200% no número de crimes praticados pela internet neste ano, comparado ao mesmo período do ano passado, em Manaus. Os golpes são praticados na maioria das vezes por pessoas fora do estado e até do país.

No primeiro semestre deste ano, foram registrados 4.750 crimes cibernéticos em Manaus. O número cresceu 198,7% comparado ao mesmo período do ano passado, quando foram registrados 1.590 crimes.

Segundo o delegado da Delegacia Estadual de Repressão a Crimes Cibernéticos (Dercc), Rafael Montenegro, todo crime previsto no código penal realizado na internet é um crime cibernético. Entre os crimes registrados em Manaus estão desde ameaças, furtos de dados ou contas e até golpes financeiros.

Só neste ano, a Polícia Civil realizou duas operações no Amazonas para prender pessoas suspeitas de cometerem esses crimes, mas a maior dificuldade é que na maioria das vezes, crimes como estelionato, por exemplo, são cometidos por pessoas de outros lugares.

A lei nº 14.155, sancionada em maio deste ano, prevê que crimes como fraude, furto e estelionato praticados com o uso de dispositivos eletrônicos serão punidos de forma mais severa. A pena pode chegar a reclusão de quatro a oito anos e multa, podendo aumentar caso a vítima for um idoso ou vulnerável, ou se o servidor eletrônico utilizado no crime estiver no exterior.

Continue lendo

Amazonas

Cetam abre inscrições para mais de 26 mil vagas em cursos no interior do AM

Publicado

em

Por

O Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam) abriu, nesta quarta (22) e na quinta-feira (23), as inscrições para 26.910 vagas em cursos de qualificação profissional. As vagas são destinadas, exclusivamente, para candidatos do interior do estado.

As inscrições serão somente on-line, das 6h às 23h59, ou até terminarem as vagas. Os interessados em um dos 35 cursos ofertados nos 61 municípios do Amazonas deverão acessar o endereço https://cursos.cetam.am.gov.brSó é aceito um CPF por vaga.

As vagas ofertadas serão ocupadas pelo processo de ordem de chegada, ou seja, até o limite do número de vagas regulares e reservas oferecidas por curso. Antes de efetuar a inscrição, o candidato deverá certificar-se de que preenche todos os pré-requisitos para o curso que deseja ingressar.

Continue lendo

Amazonas

Campanha para vacinação de adolescentes entre 12 a 17 anos começa na sexta-feira (13)

Publicado

em

Por

O Governo do Amazonas anunciou, no início da noite desta segunda-feira (9), que a vacinação contra Covid para jovens de 12 a 17 anos, com comorbidades, grávidas e puérperas, deve iniciar na sexta-feira (13), em Manaus.

No sábado (14), será a vez de pessoas de 12 a 17 anos que não possuem doenças preexistentes. O governo também anunciou a aplicação da segunda dose para profissionais de educação a partir desta terça (10).

O comunicado foi feito pelo governador Wilson Lima, por meio das redes sociais, que informou que novas doses serão entregue à Prefeitura de Manaus. O prefeito David Almeida informou que o número de postos de vacinação será ampliado para essa faixa etária, mas os endereços ainda não foram divulgados.

Atualmente, pessoas com 18 anos ou mais, sem doenças preexistentes, podem buscar a vacina contra Covid em Manaus.

Para receber a primeira dose é necessário apresentar:

  • documento de identidade original, com foto
  • CPF
  • comprovante de residência, com cópia.

 

Para a segunda dose, é preciso levar o documento de identidade, o CPF e o cartão de vacinação com o registro da primeira dose.

A Secretaria de Saúde orienta a quem ainda vai tomar a primeira dose que faça o cadastro prévio na plataforma Imuniza Manaus, que agilizará o atendimento nos postos, e a consulta ao Filômetro, que indica o movimento nos locais de vacinação.

Continue lendo

Facebook

Propaganda
Propaganda

Mais Lidas

Copyright © 2021 Portal do Minuto. Todos Direitos Reservados. Portal - Manaus