Conecte-se conosco

Amazonas

STJ decide por unanimidade tornar réu governador do Amazonas no caso da compra de respiradores

Publicado

em

A Corte Especial do Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu por unanimidade (12 votos a zero) nesta segunda-feira (20) aceitar denúncia que torna réu o governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC).

Ele é acusado pelo Ministério Público de integrar um suposto esquema de desvio de recursos públicos na compra de respiradores destinados ao tratamento dos pacientes com Covid.

A denúncia apresentada em abril pela Procuradoria-Geral da República (PGR) menciona Lima e outros 15 acusados. A PGR estima prejuízo superior a R$ 2 milhões aos cofres públicos.

Ainda com a sessão em andamento no STJ, o governador divulgou a seguinte nota, contestando as acusações contra ele:

“Sobre a decisão de hoje, afirmo: as acusações contra mim não têm fundamento e tampouco base concreta, como ficará provado no decorrer do julgamento. Nunca recebi qualquer benefício em função de medidas que tomei como governador. A acusação é frágil e não apresenta nenhuma prova ou indício de que pratiquei qualquer ato irregular. Agora, terei a oportunidade de apresentar minha defesa e aguardar, com muita tranquilidade, a minha absolvição pela Justiça. Tenho confiança na Justiça e a certeza de que minha inocência ficará provada ao final do processo.”

A próxima etapa do caso são os depoimentos de testemunhas e a coleta de provas. Depois dessa fase, haverá o julgamento, que determinará se os acusados serão condenados ou absolvidos.

Continue lendo
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Amazonas

Vereador Capitão Carpê denuncia vandalismo em creche municipal

Publicado

em

Por

Após receber inúmeras denúncias em suas redes sociais de pais e professores, sobre possíveis atos de vandalismo na Creche Municipal Ana Lopes, localizada no Bairro Compensa, o presidente da Comissão de Segurança Pública Municipal e vereador Capitão Carpê Andrade (Republicanos), esteve no local na tarde desta segunda-feira 25/10, para apurar e pedir investigação referente aos constantes furtos no local.

Na Sessão Plenária desta terça-feira (26/10), o parlamentar usou a tribuna da Câmara Municipal para cobrar segurança armada, e monitoramento do Programa Segurança nas Escolas (Proseg), em torno das creches municipais. No local foi constatado furtos de fiação e de alimentos.

A gestora da Creche, Rinalda Ortiz, precisou usar de recursos próprios para fechar janelas e portas com grades, para trazer mais segurança aos colaboradores e crianças que são atendidas diariamente. O Capitão solicitou apoio da 8º Companhia Interativa Comunitária (Cicom), que se prontificou em fazer rondas ostensivas nessa área.

No local foi encontrado uma carta deixada pelo suposto infrator, pedido desculpas pelo furto por ele cometido “Me perdoe só estava com fome, estamos passando por uma situação muito difícil com minha família, não temos nada para comer, e eu tenho que comprar o leite do meu filho, por isso fiz isso, espero que me entenda”, diz a carta.

“Essa creche já foi furtada diversas vezes, local esse que atende aproximadamente 180 crianças. O que me revolta, é saber que existem apenas duas câmeras, uma interna e outra externa, o muro é muito baixo e qualquer infrator pode adentrar. Quero cobrar mais uma vez que o Projeto de Lei Nº390/2021, que obriga a instalação de mais câmeras de segurança, seja o mais breve aprovado. Temos que garantir a integridade e a segurança das nossas crianças, professores e servidores”, disse o vereador.

O vereador vai representar através de um ofício para que seja instaurado pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), apuração dos fatos, aumentar os muros, integrar a guarda municipal no local, e a contratação de segurança armada, assim como a instalação de outras câmeras de monitoramento.

Vou continuar exercendo as minhas atribuições como vereador, fiscalizando e cobrando o Poder Executivo Municipal. Não podemos admitir o descaso com a segurança do município. Temos que agir com prevenção, a população está sendo prejudicada”, finalizou o Vereador.

Continue lendo

Amazonas

Ufam prevê retorno das aulas presenciais para janeiro de 2022

Publicado

em

Por

O retorno das aulas presenciais na Universidade Federal do Amazonas (Ufam) está previsto para 10 de janeiro de 2022, de acordo com informações do pró-reitor da universidade, David Lopes Neto.

De acordo com Lopes Neto, o calendário já foi aprovado, mas pode sofrer mudanças, conforme com os índices da pandemia de Covid-19 no estado. A Ufam criou um comitê de biossegurança para monitorar o risco de contaminações pela doença.

Desde o dia 1º de setembro os servidores da Ufam estão retornando de forma gradual às atividades presenciais. Lopes Neto também falou a respeito do desenvolvimento de um aplicativo para monitorar a comunidade acadêmica.

As aulas são realizadas de forma remota na instituição desde o dia 8 de setembro de 2020. Já para a modalidade presencial a instituição planeja um retorno gradativo.

Continue lendo

Amazonas

Polícia faz operação contra venda ilegal de títulos de terra

Publicado

em

Por

A Delegacia Especializada em Combate à Corrupção (Deccor) deflagrou uma operação na manhã desta quinta-feira (30) para investigar um empresário do ramo da pesca, suspeito de obter títulos definitivos de terras por meio fraudulento, dentro da Secretaria de Estado das Cidades e Territórios (Sect).

Ao todo, foram expedidos 11 mandados de busca e apreensão para serem cumpridos em diferentes zonas da capital. De acordo com a PC, a operação é um desdobramento da ‘Gleba’, deflagrada em maio deste ano.

A ação tem como alvo principal um empresário do ramo da pesca, responsável por adquirir terreno de 11 mil metros quadrados de forma irregular, na avenida das Torres, e dividi-lo em 11 partes, entre funcionários e servidores da SECT.

Continue lendo

Facebook

Propaganda
Propaganda

Mais Lidas

Copyright © 2021 Portal do Minuto. Todos Direitos Reservados. Portal - Manaus