Conecte-se conosco

Cidades

Supermercado no centro da cidade utiliza ligação irregular de água para abastecer açougue e cozinha

Avatar

Publicado

em

Parceria entre concessionária Águas de Manaus e Polícia Civil encontrou desvio na rede de água tratada que abastecia o estabelecimento.

Um supermercado localizado nas proximidades da Praça da Matriz, no Centro de Manaus, foi flagrado com uma ligação irregular de água. Após receber denúncias sobre o suposto furto, a concessionária Águas de Manaus foi até o local na última quarta-feira (22) e após uma inspeção, encontrou um desvio (by pass) na rede de abastecimento de água tratada do estabelecimento. A ação foi uma parceria entre a empresa e a Polícia Civil, através da Delegacia Especializada em Combate a Furtos de Energia, Água, Gás e Serviços de Telecomunicações (DECFS) e da perícia do Instituto de Criminalística do Amazonas.

A água desviada abastecia áreas como açougue, lanchonete e a cozinha do estabelecimento comercial. A equipe da Águas de Manaus realizou testes de pressão, vazão e com reagentes químicos como o flúor, que comprovaram que a água do local era fornecida pela concessionária. O supermercado não possui poço artesiano ou outro sistema independente de abastecimento. O estabelecimento ainda possui um débito de R$ 180 mil com a Águas de Manaus.

A ligação irregular foi cortada e o supermercado recebeu uma Notificação de Infração de Ligação de Água (NILA). O gerente do estabelecimento foi conduzido pela Polícia Civil até a DECFS para prestar esclarecimentos. Posteriormente, o proprietário do local foi notificado pela Polícia a também comparecer a DECFS e a um posto de atendimento da Águas de Manaus para negociar o débito e regularizar a situação do estabelecimento.

Quem comete esse tipo de irregularidade pode ser enquadrado no Código Penal Brasileiro pelo crime de furto. Segundo o Artigo 155, a punição prevista para esse tipo de crime é de um a quatro anos de prisão, além de multa. A postura da Águas de Manaus, no entanto, é a de sempre buscar a regularização do cliente. Ao se comprovar a fraude, é feita eliminação da mesma e a normalização da ligação. O proprietário do imóvel, então é encaminhado ao ponto de atendimento da concessionária mais próximo, para que possa renegociar seus débitos.

PARCERIA CONTRA PERDA DE ÁGUA – Semanalmente, a Águas de Manaus realiza ações que acontecem em parceria com a Polícia Civil para combater fraudes e o furto de água pela cidade em locais de grande porte. Estas fiscalizações especiais já conseguiram encontrar irregularidades em centros comerciais, condomínios, postos de gasolina, grandes drogarias, canteiros de obra e até em shoppings. Em 2018, das 90 ações do tipo realizadas pela concessionária, 88 identificaram alguma fraude no fornecimento de água. Para 2019, a meta é realizar pelo menos 150 inspeções nesses locais até o fim do ano.

Os principais tipos de fraudes encontradas pelas equipes nestas operações são: desvio de ramal, hidrômetro fraudado, hidrômetro invertido, religação por conta própria, bomba de sucção, ligação clandestina, fornecimento de água a terceiros e lacre violado. Uma ligação fraudada consome, em média, quatro vezes mais do que o consumo normal registrado por uma ligação hidrometrada regular.

Além da regularização, a principal meta da Águas de Manaus com as fiscalizações é diminuir os índices de perda de água tratada na capital amazonense. Atualmente, 40% da água produzida pela empresa acaba sendo desperdiçada, principalmente por conta de ligações irregulares. Além de investir em tecnologia e conscientização da população, a concessionária vem intensificando as ações para combater o furto de água pela cidade.

“Quando combatemos as fraudes, estamos melhorando o abastecimento na cidade. Uma ligação irregular pode causar problemas como vazamentos, pressão reduzida e comprometer a qualidade da água. A Águas de Manaus quer o melhor para o cliente e para a cidade. Por isso, sempre estamos dispostos a negociar e garantir que o cliente se regularize e nunca mais volte a cometer uma fraude”, explicou Renato Medicis, diretor-presidente da concessionária.

CANAIS DE DENÚNCIA – Além das fiscalizações de rotina nas ruas, a concessionária também recebe denúncias de ligações clandestinas em seus canais oficiais de relacionamento com o cliente, através do telefone 0800 092 0195 e na agência virtual, disponível no site www.aguasdemanaus.com.br e no aplicativo Águas APP.

Continue lendo
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

Internos reformam galerias de unidade prisional em Manaus

Avatar

Publicado

em

Por

A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) utilizou a mão de obra de 20 internos do programa de ressocialização “Trabalhando a Liberdade” para a reforma das galerias 01 e 02 da Unidade Prisional do Puraquequara (UPP), na zona leste de Manaus.

A obra teve início em maio e os internos realizaram serviços de hidráulica, alvenaria e pintura. Eles reformaram 20 celas, adequaram as camas, reforçaram as dobradiças e ferragens das portas das galerias. Além disso, foram responsáveis pela instalação de gaiolas de contenção, a revitalização da área de convivência e pintura da quadra poliesportiva.

Foto: Seap

Para o diretor da unidade, Robert Barreto, esses reparos serão fundamentais para o reforço da segurança e estadia do apenado. “Com a reforma das galerias 01 e 02, podemos voltar a trazer um lugar mais seguro e harmonioso, onde o interno possa permanecer preso de maneira digna e resguardando os seus direitos”, disse Barreto.

Com o trabalho desempenhado nas duas galerias, a UPP já soma o total de cinco galerias reformadas. Este mês, será a vez das galerias 03 e 04 receberem a mão de obra carcerária dos reeducandos. A expectativa é de que, até o final do ano, as demais galerias também tenham passado por melhorias. As obras tiveram a parceria da empresa cogestora da unidade prisional.

Remição de pena – Como determina a Lei de Execução Penal (LEP), o interno trabalhador tem direito a remir um dia da pena a cada três dias de trabalho.

 

*Com informações de assessoria de imprensa

Continue lendo

Amazonas

Aprovados em concurso fazem manifestação e cobram convocação do Governo do AM

Avatar

Publicado

em

Na manhã desta quarta-feira (29), um grupo de aprovados no concurso da Secretaria de Educação do Amazonas (Seduc), iniciou uma manifestação em frente à sede do Governo do Estado, localizada na Avenida Brasil, bairro Compensa, zona oeste de Manaus. O concurso foi realizado em 2018 e até o momento os concursados não foram nomeados.

De acordo com o Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), uma faixa foi afetada na área. Agentes de trânsito foram deslocados para controlar a passagem de veículos. A Polícia Militar acompanha o ato.

Continue lendo

Cidades

Homem é baleado na cabeça ao sair de casa no bairro do Nova Aleixo

Avatar

Publicado

em

Por

Samu

Um homem identificado como Jonatan Ponciano de Lima (20), foi baleada na região da cabeça no bairro do Nova Aleixo, próximo a Ponte do Sete, Zona Norte de Manaus. Segundo informações o jovem estava saindo de casa por voltas das 8h quando ocorreu o fato.

A suspeita que o atirador estaria dentro de um carro modelo Prisma, cor preta, nas proximidades da residência na espera de Jonatan, efetuando os disparos quando o mesmo entrava entrando em um carro de corrida por aplicativo. O jovem foi encaminhado com vida para o Hospital Platão Araújo. A policia investiga o caso.

Continue lendo
Propaganda
Propaganda
Propaganda

Mais Lidas

Copyright © 2020 Portal do Minuto. Todos Direitos Reservados. Portal - Manaus