Para reduzir o déficit de leitos nas maternidades, o Governo do Amazonas está reabilitado leitos de UTI neonatais pediátricos e maternos e, ainda, contratando outros na rede privada da capital. O déficit de leitos na rede de saúde foi identificado pelo novo governo assim que assumiu há menos de 60 dias.

“Estamos trabalhando de forma responsável, na busca de solução a todos os problemas e contando com a colaboração dos valorosos profissionais de saúde nessa missão de enfrentamento, dando a eles condições que permitam que realizem seu trabalho com dignidade e respeito à vida das pessoas, que são as mais prejudicadas pelos problemas crônicos que o setor de saúde vem enfrentando ao longo dos anos”, afirma o vice-governador e secretário estadual de Saúde, Carlos Almeida.

Para minimizar o problema, a nova gestão da Susam está adotando várias medidas, entre elas a reativação de 11 leitos de UTI neonatal e quatro de UTI materna na maternidade Ana Braga.

Outros 19 leitos da Ana Braga, que estavam funcionando de forma precária, estão sendo equipados para funcionar em conformidade com as normas exigidas pelo Ministério da Saúde.
Cinco leitos de UTI pediátrica devem ser abertos, esta semana, no Hospital e Pronto-Socorro da Zona Norte (Delphina Aziz). No último dia 15 de fevereiro, dez leitos de UTI adultos foram inaugurados pelo governador Wilson Lima no HPS Zona Norte.
No Hospital Francisca Mendes, estão sendo reativados três leitos de UTI pós cirúrgica pediátrica e seis leitos de UTI pós-cirúrgica adulta, além de uma sala de cirurgia.

Para dar retaguarda às maternidades, também foi firmada parceria com a rede suplementar para a aquisição de leitos adultos e pediátricos em dois hospitais privados de Manaus.
A informação do Conselho Regional de Medicina (CRM) sobre o fechamento de cinco leitos de UTI na maternidade Balbina Mestrinho por determinação do Ministério Público Estadual (MPE), não procede. A unidade foi recebida pela atual gestão com dois leitos de Unidade de Cuidados Intermediários (UCI) bloqueados, por falta de equipamentos, e está trabalhando para reativá-los.

 

Legenda: Governador Wilson ima entrega leitos de UTI no Hospital e Pronto-Socorro da Zona Norte
Fotos: Divulgação/Secom

Carregar Mais Artigos Relacionados
Carregar mais por Redação
Carregar mais por Política

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Veja Também

Nova pesquisa confirma David na liderança para prefeito de Manaus em 2020

Segunda pesquisa estimulada para prefeito, divulgada neste mês, David Almeida é apontado c…