Conecte-se conosco

Amazonas

Variante com maior facilidade de transmissão seria motivo para aumento de casos da Covid-19 no AM

Publicado

em

O Boletim Diário de Covid-19 desta quinta-feira (30) apontou o diagnóstico de 447 novos casos de Covid-19 no Amazonas, sendo 328 casos em Manaus e 119 registros no interior do Estado. Os números vem chamando a atenção de autoridades em saúde que na quarta-feira (29) emitiram um comunicado de risco com o alerta sobre o aumento na média diária de casos de Covid-19 no Amazonas.

O médico infectologista Marcus Vinitius Guerra, presidente da Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD), explica que a maioria dos casos que se tem constatado são de pessoas não vacinadas ou com vacinação incompleta. Outro caso percebido entre especialistas é a presença de linhagens da Covid-19 com maior transmissibilidade entre a população, o que também pode explicar o aumento de casos.

“O que se tem constatado é que a maioria desses casos tem ocorrido em não vacinados ou com vacinação incompleta. Por outro lado , pesquisadores têm verificado sublinhagens da Omicron que tem maior transmissibilidade e que são capazes de se evadir do sistema imunológico provocando infecções em número maior de pessoas. Porém a pressão do sistema imunológico provocando essas alterações parecem determinar infecções mais brandas”, disse ele à reportagem.

O médico acrescenta a necessidade da população se atentar para as doses de reforço. “De qualquer maneira a vacinação continua a ser a principal medida de proteção que se tem neste momento e portanto deve ser buscada pela população”, completou o médico.

Entre os casos confirmados de Covid-19 no Amazonas, há 37 pacientes internados em Manaus, sendo 32 em leitos clínicos e 5 em Unidade de Terapia Intensiva.

Dos 32 pacientes confirmados de leitos clínicos, 17 deles são por síndrome gripal por Covid-19 e 15 estão internados por outras causas, positivos para doença após testagem. Dos 5 que se encontram em UTI, 2 estão internados por síndrome respiratória aguda grave (SRAG).

A situação vacinal dos pacientes internados com a Covid-19 aponta que, dos 37 pacientes internados, 15 não foram vacinados, 9 têm esquema vacinal incompleto e 13 têm esquema vacinal completo.

No boletim consta, também, que há outros 7 pacientes internados em leitos clínicos com Covid-19, na rede pública de saúde do interior do estado, conforme informado pela Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM).

Alerta de Aumento de Casos

A Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM) e a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) emitiram, na quarta-feira (29), um comunicado de risco alertando sobre o aumento na média diária de casos de Covid-19 no Amazonas. O documento destaca a população de 18 anos ou mais como apta para tomar a segunda dose de reforço contra Covid-19.

O documento está disponível no endereço https://bit.ly/3ysT4Tr. Conforme o comunicado, nos últimos 14 dias, de 14 a 27 de junho, o número de casos confirmados passou de 26 para 123. Esse aumento foi impulsionado por Manaus, cuja quantidade de casos passou de 18 para 103 casos novos por dia. No interior, o aumento na média diária foi de 8 para 20 casos diários. A capital do estado tem 62% dos casos registrados nesses últimos dois meses.

Quarta Dose Liberada

A Prefeitura de Manaus já liberou a quarta dose da vacina contra a Covid-19, desde quinta-feira (30), para pessoas a partir dos 18 anos de idade. A campanha também terá o reforço de mais 28 pontos de vacinação, totalizando 81 endereços disponibilizados pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).

Todos os endereços, horários e vacinas disponíveis podem ser conferidos no link bit.ly/localvacinacovid19 e também nas redes sociais da secretaria (@semsamanaus no Instagram e Semsa Manaus no Facebook). Em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), são ofertadas a primeira, segunda, terceira e quarta dose da vacina.

Com informações: A Crítica

Continue lendo
Propaganda
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Entrar

Deixe uma resposta

Amazonas

Candidato a deputado estadual, Capitão Carpê é o vereador mais produtivo de Manaus

Publicado

em

Por

O vereador Capitão Carpê (Republicanos) é o vereador da Câmara Municipal de Manaus (CMM) com o maior número de proposições apresentadas na atual legislatura. Até esta quinta-feira (18), o Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL) – site que registra as ações dos parlamentares – havia registrado 3.131 ações do mandato do capitão da PM, contra 2.913 do segundo colocado e 2.753 do terceiro.

As ações compreendem projetos de lei, requerimentos, indicações, moções, emendas, projetos de lei complementar e projeto de decreto legislativo.

Desde o início do seu mandato, Capitão Carpê realiza atendimentos por meio do seu gabinete externo localizado na Vila Marinho (Compensa), onde são recebidas demandas de manutenção e denúncias da cidade. A criação de um gabinete externo foi uma das formas, segundo o vereador, de manter o contato com a população.

“Assim que me tornei vereador assumi um compromisso com a população de estar sempre próximo ouvindo as necessidades do povo. Esse marco é apenas um reconhecimento de todo o trabalho que estamos fazendo por Manaus” comentou.

Candidatura

Ao falar de seu mandato, Carpê também enfatizou que ter alcançado essa posição nada tem a ver com sua candidatura, mas com o compromisso de trabalhar e honrar os votos recebidos para vereador em 2020.

O vereador atualmente concorre ao cargo de deputado estadual na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam). Sua candidatura se apresenta sobretudo para representar pautas que são criticas para a sociedade amazonense, destacando: segurança pública, saúde, educação, desenvolvimento regional, social e de desporto.

Continue lendo

Amazonas

Polícia apreende lancha com armamento pesado que seria usado por ‘piratas dos rios’

Publicado

em

Por

Uma denúncia anônima levou policiais do Rondas Ostensivas Cândido Mariano (Rocam) a apreenderem  uma lancha de alumínio contendo um arsenal de armas, munições e coletes à prova de balas.

Na ação, os policiais apreenderam a lancha de alumínio com um motor de 250HP, cinco armas de fogo tipo espingardas, um carregador de fuzil, um binóculo, rádios comunicadores, 100 munições e quatro coletes à prova de balas.

A apreensão aconteceu no rio Solimões, município de Tefé (a 522 quilômetros de Manaus) em um porto particular, o Porto do Braga. As armas, de acordo com a polícia seriam de piratas de rios que estavam atacando embarcações que passavam pelo local.

Conforme informações da polícia, ninguém foi preso, os piratas conseguiram fugir ao entrar com a lancha para dentro do igapó, local de difícil acesso e por ser a noite, os policiais não conseguiram alcançá-los.

Com informações: A Crítica

Continue lendo

Amazonas

EUA monitoram ligação entre o PCC e o garimpo de ouro na Amazônia

Publicado

em

Por

O governo dos Estados Unidos está monitorando elo entre facção e o garimpo ilegal na Amazonas, informou a agência Reuters.

Após reuniões com autoridades de segurança brasileiras e a sociedade civil, uma alta autoridade do Tesouro dos EUA disse nesta quarta-feira (17) que o governo dos EUA estaria preocupado com as ligações entre o PCC (Primeiro Comando da Capital), hoje a maior facção de tráfico de drogas do Brasil, e o garimpo ilegal de ouro na região amazônica

O subsecretário de terrorismo e inteligência financeira do Tesouro dos EUA, Brian Nelson, afirmou ter recebido informações alarmantes sobre conexões entre o PCC e garimpeiros que atuam na Amazônia.

De acordo com a Reuters, em dezembro, o presidente dos EUA, Joe Biden, impôs sanções financeiras ao PCC, que nasceu nas prisões de São Paulo no início dos anos 1990 e hoje é a organização criminosa mais poderosa do país e que ajuda a inundar a Europa com cocaína. O PCC tem atuação no Amazonas.

Nelson declarou à agência que suas reuniões em Brasília e São Paulo despertaram preocupações de que o PCC também possa estar envolvido em crimes ambientais, como mineração ilegal de ouro.

“Estamos focados na mineração ilegal de ouro. Porque tanto pode gerar recursos para outras atividades ilícitas, dado o valor do ouro, quanto fornecer um meio para lavar os recursos ilícitos do narcotráfico”, disse ele a jornalistas.

Ele declarou que também discutiu com autoridades brasileiras uma proposta de teto para o preço do petróleo russo como parte de uma resposta do Ocidente à invasão da Ucrânia.

Nelson não comentou a visão do governo brasileiro sobre a proposta, mas disse que as “discussões técnicas” continuarão. O Brasil é um exportador líquido de petróleo com poucas conexões diretas com o setor energético russo.

Com informações: A Crítica

Continue lendo

Facebook

Propaganda
Propaganda

Mais Lidas

Copyright © 2022 Portal do Minuto. Todos Direitos Reservados. Portal - Manaus