Conecte-se conosco

Amazonas

Vereador Capitão Carpê propõem ao prefeito de Manaus a criação da primeira Base Municipal de Valorização à Vida, na ponte sobre o Rio Negro

Publicado

em

Foto: Ítalo Sena

Na sessão plenária desta terça-feira (04), na Câmara Municipal de Manaus (CMM), o vereador Capitão Carpê Andrade (Republicanos), propôs ao prefeito de Manaus, David Almeida, por meio de indicação a criação do Núcleo de Atendimento Clínico a Pessoas em Risco de Suicídio e de Valorização à Vida no âmbito municipal, na ponte sobre o Rio Negro.

No documento, a proposta é que o núcleo seja parte integrada da Secretária da Mulher, Assistência Social e Cidadania (SEMASC), sendo dispostos profissionais qualificados que farão atendimentos diário sendo importante serviço de apoio relacionado às necessidades de saúde mental, oferecendo acolhimento psicossocial, rondas diárias com apoio da Polícia Militar e entrega de cartilhas com informativos.

“Quando eu trabalhava na 8º Cicom, atendia de três a quatro ocorrências de tentativa de suicídio por semana na ponte sobre o Rio Negro. Nada, absolutamente nada foi feito para solucionar ou prevenir que pessoas tirassem suas vidas nesse local”, afirmou o vereador.

Segundo a Organização Mundial da Saúde, 9 em cada 10 casos poderiam ser prevenidos. Para ajudar nessa prevenção é necessário a pessoa buscar ajuda e atenção de quem está à sua volta.

Em 2019, 124 pessoas se suicidaram no Amazonas e, no primeiro semestre de 2020, o número de suicídios no estado passou de 60, de acordo com dados da Secretaria de Segurança Pública do Estado (SSP/AM). Fontes não oficiais registraram desde a sua inauguração, em 2012, mais de 50 suicídios, na ponte sobre o Rio Negro.

“Todas as indicações que apresentei para buscar atendimentos integrados não foram atendidas. Até as câmeras de vigilância eletrônica foram retiradas.

Estou hoje como vereador, sendo voz da sociedade solicitando mais uma vez que seja instalada uma Base Municipal de Valorização à Vida, na ponte. Quem comete suicídio, não quer morrer”, concluiu o capitão Carpê.

Informações Assessoria

Foto: Ítalo Sena

Continue lendo
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Amazonas

Projeto instala sistema de energia solar em comunidade ribeirinha no Amazonas

Publicado

em

Por

O dia 15 de junho de 2021 vai ficar marcado na história das 32 famílias que moram na Comunidade Santa Helena dos Ingleses, localizada na Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Rio Negro, município de Iranduba, na Região Metropolitana de Manaus (RMM). É que depois de 32 anos convivendo com o vai e vem na energia elétrica, os moradores finalmente vão ter o serviço 24 horas por dia e sem interrupções.

O benefício foi viabilizado pelo projeto “Sempre Luz”, resultado da parceria entre a Fundação Amazônia Sustentável (FAS) e a empresa Unicoba da Amazônia S.A, que implantou o sistema de energia solar na comunidade ribeirinha. Santa Helena dos Ingleses é a primeira comunidade do Brasil em que todas as casas, propriedades privadas, igrejas, centro comunitário e escola são abastecidas pela energia solar.

Assistir à TV, um sonho antigo

Na casa do seu Dorval Rodrigues, que mora com a esposa e dois enteados na comunidade há 10 anos, tem apenas dois eletrodomésticos: um freezer e um ventilador. Com a chegada da energia solar ele vai conseguir realizar um sonho antigo: comprar uma TV para acompanhar o noticiário nacional.

“Agora eu vou poder comprar uma televisão para assistir aos programas que eu e minha família gostamos e também uma geladeira, porque, agora, com energia direta aqui na comunidade, vamos poder fazer isso”, revela o agricultor de 37 anos.

Veja a matéria completa em: Revista Cenarium http://encurtador.com.br/fEKX1

Continue lendo

Amazonas

Treze suspeitos de envolvimento em onda de ataques são presos em operação no interior do AM

Publicado

em

Por

Treze pessoas foram presas durante a operação “Mão de Ferro”, em Careiro Castanho, no interior do Amazonas, nesta quarta-feira (16). Os presos são suspeitos de envolvimento em ataques contra prédios públicos na cidade.

Segundo a Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP), Manaus e cidades do interior vivenciaram uma onda de atentados na última semana.

De acordo com a SSP, as investigações foram iniciadas pela Polícia Civil, logo após o registro de ataques aos prédios públicos em Careiro Castanho. No total, oito locais foram alvos de focos de incêndio, sendo duas escolas municipais, a secretaria de assistência social, secretaria de obras, prefeitura e centro de convivência do idoso.

De acordo com o delegado geral adjunto, Tarson Yuri, após a identificação dos suspeitos, a Justiça expediu os mandados de prisão por crimes de associação criminosa, tráfico de drogas, porte ilegal de arma de fogo, receptação e homicídio, além de ordens de busca e apreensão.

Durante a operação, um suspeito foi morto pela polícia. Dentre as prisões, três ocorreram em flagrante por tráfico de drogas.

Veja a matéria completa em: G1 Amazonas http://encurtador.com.br/pFLNW

Continue lendo

Amazonas

Mais dois envolvidos em ataques criminosos são presos no AM

Publicado

em

Por

Mais dois suspeitos de tráfico foram presos na quinta-feira (10), em Careiro Castanho (AM), suspeitos de participarem dos ataques criminosos no Amazonas. Com a dupla foram apreendidos galões de combustível, drogas, munições e três armas.

Com a ação policial, subiu para 44 o número de presos por participação nos ataques criminosos registrados no estado, com ocorrências em Manaus e outras nove cidades.

A prisão foi efetuada pelos policiais militares das Rondas Ostensivas Cândido Mariano (Rocam), que estão em operação de reforço policial na cidade da Região Metropolitana de Manaus, desde segunda-feira (7). Os agentes ao imóvel onde os dois estavam escondidos após uma denúncia anônima.

É a terceira prisão de envolvidos nos ataques criminosos em Careiro Castanho, que teve focos de incêndio em sete prédios públicos e um carro.

A dupla tem antecedentes por roubo e tráfico de drogas. Os dois foram apresentados ao 34°DIP para os procedimentos cabíveis.

Veja a matéria completa em: G1 Amazonas http://encurtador.com.br/hkvO6

Continue lendo

Facebook

Propaganda
Propaganda
Propaganda

Mais Lidas

Copyright © 2021 Portal do Minuto. Todos Direitos Reservados. Portal - Manaus