Muita gente doente neste últimos anos, o câncer nunca esteve em tanta evidência. Eu como futuro psicanalista, tenho observado o […]

Entenda o que é Psicossomático

Muita gente doente neste últimos anos, o câncer nunca esteve em tanta evidência. Eu como futuro psicanalista, tenho observado o comportamento humano; os homens se tornaram mais arrogantes, raivosos, incompreensíveis.

A grande maioria das “perturbações psicossomáticas” que desenvolvemos estão associadas a sentimentos negativos como ressentimento, raiva, ódio, inveja, tristeza, mágoa, culpa, frustração, medo e falta de perdão. O perfil psicológico de pessoas com somatizações intensas são as angustiadas, rancorosas, reprimidas, tensas, ansiosas, inflexíveis e controladoras.

Os endocrinologistas afirmam que quando as pessoas se agitam, ficam com raiva eleva-se o nível de açúcar no sangue, e deixa a pessoa propensa ao diabetes.

Nossa alma está ligada ao corpo, o que ela sente debilita o seu corpo, isso se chama PSIQUE(alma)+SOMA(corpo)= PSICOSSOMÁTICO.

Estamos comendo muita besteira, estamos falando muita coisa que está no coração. Jesus disse em Mt 15.11 “o que contamina o homem não é aquilo que entra, mas aquilo que sai”. Segundo a ciência o coração tem cerca de  11 milhões de neurônios, ele precisa trabalhar direito para o bom andamento do corpo. Eles (os neurônios) são para manter o “coração pensando”, batendo de dia e de noite. Lógico que tem metáforas pra falar do coração, mas tem coisas reais acontecendo na alma humana.

A maioria dos pacientes que me procuram são mulheres, 90% são para falar que está acontecendo em seus relacionamentos. Muitas cansadas de serem maltratadas pelos seus cônjuges. Ano passado 2018 na Itália, em novembro no dia 15, numa quinta-feira, uma mulher matou seus dois filhos e depois tirou a própria vida, na cidade de Aymavilles, na região de Vale de Aosta, norte da Itália.

A polícia identificou a mulher como Marisa Charrère, de 48 anos.

Ela era enfermeira do departamento de cardiologia do Hospital Parini, em Aosta. Já os filhos, Nissen e Vivien, tinham sete e nove anos, respectivamente. Mas o que me chamou mais atenção foi um bilhete deixado antes de se matar dando sedativos para os filhos e depois aplicou em si mesma deixou duas cartas em que reclamava do peso “insuportável” das adversidades da vida. “Não aguento mais”, escreveu em uma delas.

Ela primeiro sedou as crianças e depois aplicou uma injeção letal, a mesma substância usada em execuções nos Estados Unidos. O que passara na alma dessa mulher? Estava angustiada por causa da qualidade de vida que levava com o marido, e ela atribuiu culpa a ele pelo modo de vida. Tirar a vida dos filhos e a dela era a maneira que a mesma encontrou para puní-lo.

Mulheres, homens para tudo há uma solução! Tirar a própria talvez alivie a sua dor aqui na terra, mas a morte não é o fim, a vida continua do outro lado, claro para os que acreditam!

Dicas para melhorar ou aliviar a sua alma.

1. Não se irrite com as coisas de casa, trabalho etc.;

2. Fale mais de amor;

3. Confie mais em Deus;

4. Ajude mais aos outros ( cubra milhões de pecados fazendo; isso), leia Tg 5.20 e 1 Pe. 4.8;

5. Alivie seu coração saindo da rotina com a pessoa amada;

Evite ficar doente, ame mais, valorize a cada momento, brigue menos;

Escute mais, fale menos, ouça o silêncio. Só assim ouvirás a sua “alma reclamar de você mesmo”.

Elias Moura é Psicanalista e Teólogo.

Deixe um comentário