Na manhã desta sexta-feira (12), em entrevista concedida ao programa ‘Manhã de Notícias’, da Rede Tiradentes, o prefeito de Manaus […]

Prefeito celebra marca de 100 mil pessoas vacinadas em Manaus

Na manhã desta sexta-feira (12), em entrevista concedida ao programa ‘Manhã de Notícias’, da Rede Tiradentes, o prefeito de Manaus David Almeida (Avante) destacou o ritmo positivo da campanha de vacinação na capital que, na tarde dessa quinta-feira (11), atingiu a marca de 100 mil de pessoas vacinadas.

“Chegamos a 100 mil doses aplicadas. Todo trabalho tem sido muito importante, tanto dos digitadores, vacinadores, os que trabalham nos postos de vacinação, as equipes de trânsito e o trabalho de todas as secretarias, agindo de maneira integrada”, comemorou David.

A campanha de vacinação na capital está sendo coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), que alcançou nesta quinta-feira (11) a marca de 96 mil pessoas vacinadas com a primeira dose, contando com 3.630 profissionais da saúde que já tomaram a segunda dose de CoronaVac.

Dentre os contemplados, são mais de 45 mil trabalhadores da saúde e mais de 51 mil idosos acima dos 70 anos, além de povos indígenas, ribeirinhos, idosos institucionalizados e pessoas com deficiência (PcD).

Ao todo, o Ministério da Saúde já enviou 207.312 doses, nas quatro remessas destinadas à Manaus. Dessas, 133.172 são da CoronaVac/Butantan (equivalentes à primeira e segunda doses) e 74.140 de AstraZeneca/Oxford (equivalente apenas à primeira dose). Para ambas, foi considerado o quantitativo do público-alvo estimado pelo Ministério da Saúde e a reserva técnica de 5%, sendo obrigatória conforme o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19.

Auxílio Manauara e suspensão do Carnaval

No decorrer da entrevista, David comentou sobre o Auxílio Manauara, programa assistencial que tem como objetivo ajudar famílias em situação de vulnerabilidade, visando também a questão da suspensão do Carnaval.

“O Auxílio Manauara vai beneficiar mais de 40 mil famílias em situação de vulnerabilidade em nossa capital, com o valor de R$ 200 por mês, durante seis meses, podendo ser prorrogado. Esse é o maior programa de distribuição de renda da história de Manaus,” ressaltou Almeida.

Em relação ao Carnaval, o prefeito falou, ainda, sobre a suspensão das festas devido à pandemia e pediu compreensão da população.

“É importante que a população entenda o momento que estamos vivendo. Ainda não há motivos para festividades, estamos na época de nos proteger. Por isso, continuem se cuidando. Por favor, usem máscara e lavem bem as mãos”, finalizou David.

*Texto escrito por Sony Corsi
*Editado e revisado por Narel Desiree

Deixe um comentário